Formada na UFSM, atriz Paula Lafayette anuncia retorno ao Brasil após participar de produções em quatro países

Formada na UFSM, atriz Paula Lafayette anuncia retorno ao Brasil após participar de produções em quatro países

Fotos: Divulgação

Ex-integrante do grupo O Uivo do Coyote, atriz formada na UFSM ficou quase uma década no Exterior

Após quase uma década no Exterior, a atriz Paula Lafayette está prestes a retornar ao Brasil. Segundo ela, o objetivo é se reconectar com sua língua, sua cultura e sua identidade artística.

Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e especializada em atuação para TV e cinema pela The New York Film Academy, a artista acredita que este é o momento de transformar toda a bagagem adquirida no Exterior em novas histórias brasileiras. Ela construiu sua carreira em produções na Austrália, nos Estados Unidos, na Irlanda e em Portugal.

– Hoje sinto uma necessidade muito forte de voltar ao Brasil, ao meu país, onde acredito que minha voz, minha trajetória e minha identidade possam encontrar espaço para se expressar com mais verdade, complexidade e liberdade – afirma.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
​Carioca de nascimento, mas criada em Santa Maria e com passagens em grupos que marcaram a história do teatro local, Paula mora atualmente em Lisboa, Portugal. Começou a trajetória internacional em 2015, quando integrou a série Wonderland, gravada na Austrália, onde residia.

No ano seguinte, mudou-se para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde viveu durante seis anos e participou de grandes produções. Foi na terra do cinema que Paula aperfeiçoou a sua formação técnica. Entre os trabalhos, destacam-se a série The Purge (2019) e a superprodução da Netflix Vikings: Valhalla (2024).

Além de sua carreira na frente das câmeras, Paula também atua como dubladora em português e inglês, com trabalhos em séries como O Mecanismo (2018) e Chica Vampiro (2018).

Já na Europa, atuou na segunda temporada da comédia irlandesa The Dry (2024), indicada ao Bafta, e integrou produções portuguesas como A Travessia (2025) e a série de TV Faro (2025), dirigida por Joaquim Leitão. Nesta última, deu vida a Leila, uma jovem do Rio Grande do Sul que se muda para Faro e trabalha em uma casa de sadomasoquismo comandada por Marta Reis (Tainá Müller), personagem com quem desenvolve uma relação intensa e cheia de tensão emocional.

– Essa trajetória me trouxe um enorme aprendizado, tanto pessoal quanto profissional: me desafiou em diferentes idiomas, me colocou em contato com formas variadas de atuação, ampliou muito o meu olhar artístico e me ensinou sobre as diferenças entre os mercados de trabalho. Sou muito grata pelas oportunidades que tive em cada um desses países, pois todas contribuíram para a minha formação e trajetória – afirma.

Na série Vikings: Valhalla, da Netflix

Em Santa Maria

Nascida no Rio de Janeiro, ainda criança se mudou com a família para Santa Maria, onde cresceu e estudou. No Coração do Rio Grande, integrou os grupos teatrais Cia Retalhos de Teatro e O Uivo do Coyote, que fez sucesso pelos shows de humor entre 2007 e 2008. 

Em 2008, aos 24 anos, deixou Santa Maria para seguir carreira pelo mundo. No Brasil, também participou da nova global Aquele Beijo, em 2012, de autoria de Miguel Falabella e em que atuou ao lado da saudosa Marília Pera.

A atriz planeja retornar nos próximos meses para viver na terra natal, o Rio de Janeiro. Dessa vez, a missão será apostar em histórias brasileiras, faladas em português.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Exposição celebra 40 anos de arte de Geraldo Markes na Vila Belga Anterior

Exposição celebra 40 anos de arte de Geraldo Markes na Vila Belga

16ª Cavalgada da Integração será realizada neste sábado em Santa Maria Próximo

16ª Cavalgada da Integração será realizada neste sábado em Santa Maria

Cultura